Este artigo tem o propósito de ser direto e informativo. Começarei ilustrando os problemas mais comuns a que estamos expostos graças aos raios UVA (entre 320 e 400 nanometros) e UVB (radiação ultravioleta com comprimento de onda entre 290 e 320 nanometros), cada vez mais intensos devido a redução de proteção da camada de ozônio e do aumento do efeito estufa. Em seguida concentrarei em dicas para evitar todos esses problemas e ter uma vida saudável.
A luz solar contém 2 tipos de radiação ultra-violeta, conhecidas como UVA e UVB. Ambos os tipos causam danos na sua pele, embora existam importantes diferenças entre eles. Para lembrar: o “A” incluído na nomenclatura UVA significa envelhecimento, e o “B” incluído na nomenclatura UVB significa, queimadura.
Consequências da Falta de Proteção à Pele
O sol provoca boa disposição nas pessoas, mas a exposição prolongada pode causar desidratação, queimaduras e envelhecimento precoce da pele. Muitos ainda acreditam que vivem nos anos 60, onde podiam sair às ruas sem se preocuparem com os nocivos raios vindos do Sol. Essas pessoas precisam rever seus conceitos com urgência, pois a cada dia que passa, os raios ficam mais perigosos para a saúde da nossa pele.
Os raios UVA penetram profundamente na pele o que conduz à desidratação das células da pele, ao aparecimento de rugas e ao surgimento precoce da pele caída (resultante da perda da elasticidade cutânea) e a marcas (conhecidas como as “manchas do fígado”).
Os raios UVB, produzem na superfície da pele danos variando desde vermelhidão a bolhas devido à exposição excessiva, sem proteção.
E por que é tão perigoso? Bom, a vontade de todos é jamais contrair câncer, envelhecer de forma saudável e manter uma pele sempre bonita, não é? Pois, esses raios nocivos, que são os UVA e UVB podem levar a pessoa ao câncer de pele, ao envelhecimento precoce e a outras lesões na pele que NINGUÉM gostaria de ter. Esses raios, quando diretamente expostos na pele, enfraquece as células, desitrata-as e, quando não, as mata. Você não vai pegar câncer de pele ou envelhecer 50 anos apenas se expondo diretamente ao Sol em um ou dois dias. Isso é em exposições de longa duração.
Mas, sem percebermos, todo o dia a gente se expõe um pouco. Não importa se estamos num calor infernal de verão ou num frio de rachar no inverno. O planeta é o mesmo, assim como os raios. As pessoas só lembram de usar um protetor solar quando vai á praia, mas deveriam usar TODOS OS DIAS. Principalmente aqueles de pele clara.
Gostaria de deixar claro que os raios UVA e UVB são importantes para a nossa vida, mas em menor intensidade. Como a proteção natural está sendo destruída pelo homem, nos resta recorrer a bons protetores solares no mercado.
Sobre o Protetor Solar
Veja o nosso artigo sobre os melhores protetores solares do mercado!
O protetor solar (também conhecido como filtro solar) é uma loção, spray ou produto tópico que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, ultimamente ligado a um menor risco de câncer de pele.
Os melhores filtros solares protegem tanto para UVB, que pode causar queimaduras solares, e UVA, que causa efeitos danosos à pele a longo prazo, como envelhecimento precoce da pele.
Vitamina D
Uma redução significante à exposição solar inibe a produção de Vitamina D. Entretanto, a exposição ao sol excessiva tem sido conclusivamente relacionada a algumas formas de câncer de pele e sinais de envelhecimento precoce. O ideal é que o protetor solar que você escolher tenha em sua composição a Vitamina D, para suprir esta deficiência.
Informações Úteis sobre o Sol e o Bronzeamento
• Tome especial atenção para evitar as queimaduras solares, especialmente em crianças.
• Limite a exposição solar sem protecção especialmente durante as horas de mais calor, exatamente entre as 10h e as 14h.
• Procure a sombra sempre que possível, mas lembre-se que a mesmo à sombra está sujeito a radiações solares que causam danos na pele.
• As queimaduras solares, podem ocorrer mesmo quando está na água. Pode igualmente sofrer danos na pele quando está na neve ou na areia pois estas reflectem com muita intensidade as radiações Ultra Violetas.
• Deve proteger o rosto usando um chapéu de abas longas ou boné de forma a reduzir a exposição direta do sol na cabeça, rosto e pescoço.
• Deve proteger a pele exposta usando roupa protetora, como por exemplo camisas de manga.
• Óculos de sol devem ser utilizados e apropriados para evitar os raios de sol nos olhos direta e perifericamente.
• Aplicar na pele descoberta, protector solar com Fator de Proteção Solar (mínimo 15). Aplique abundantemente e reaplique frequentemente.
• Alguns medicamentos prescritos e cosméticos podem torná-lo mais sensível ao sol. Leia os folhetos dos medicamentos e tenha em conta precauções a ter com o sol.
Nós indicamos o protetor solar Aloe Sunscreen (veja pesquisa sobre os melhores protetores solares do mercado), pois é o único no mercado brasileiro a prrencher todas as lacunas de proteção com excelência e ainda tem um preço bastante acessível.
Obtenha mais informações sobre o Aloe Sunscreen por aqui.
Tome os devidos cuidados e não deixe de aproveitar o final de semana na praia com a sua família e amigos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário